Próximos Eventos do Decrescimento
Dia Global do Decrescimento
A 5 de junho de 2021 celebra-se o Dia Global do Decrescimento.

O tema deste ano é o Cuidado e a data será assinalada em diferentes países, através de eventos locais, com o objetivo de divulgar o Decrescimento e as propostas decrescentistas.
Por cá, há membros da Rede a promover várias iniciativas, para as quais estão desde já convidad@s:
4 junho | 21h00 | Online
Declaração de Dependência - Discussão colectiva
Uma sessão para refletir sobre os conceitos de Dependência, Cuidado e Decrescimento.
Para esta iniciativa podem criar a vossa própria Declaração de Dependência, através de um texto, música, imagens, vídeo, performance, etc. Aqui ficam algumas perguntas orientadoras:
- Ao longo da minha vida de que forma é que fui e sou dependente do cuidado prestado por outr@s?
- Porque é que a dependência tem uma conotação negativa e independência uma conotação positiva?
As declarações submetidas serão partilhadas e a conversa decorrerá durante a sessão online. No início as pessoas que tiverem preparado uma Declaração de Dependência podem inscrever-se para as apresentar, num período estimado de 5 minutos por apresentação (dependendo do número de inscrições).
A ideia será depois publicar no site da Rede as Declarações de Dependência de quem as quiser partilhar.
Sessão Zoom: https://us02web.zoom.us/j/85857927268?pwd=cCtBVzVHU3lZbEtGb0JFblhESUJCUT09
ID da reunião: 858 5792 7268
Senha de acesso: 179887
Para perguntas, escrevam-nos em geral@decrescimento.pt

5 e 6 junho | durante 24 horas | Albergaria (Almoster, Santarém) na Casa Artemísia
Encontro Cuidar Conti(da)nuamente do Território-habitado
O embrionário Núcleo Local de Santarém vai manifestar-se coletivamente pela primeira vez no âmbito do Dia Global do Decrescimento.
A Casa Artemísia (Albergaria), numa colaboração com o Flor de Culturas (Alcanhões), oferece 24 horas de Encontro de Co-Criação em ambiente rural-natural de bom ar, boa comida, boas dinâmicas de grupo e conversas cuidadas, de modo a celebrar o decrescimento e o início das ações do Núcleo.
“Cuidar conti(da)nuamente do território-habitado” foi o título encontrado para o encontro; que se iniciará à volta duma mesa-rica, pelas 13h de sábado, 5 de Junho, em Albergaria (Almoster, Santarém) na Casa Artemísia.
Celebrar o encontro e a vontade de cuidar coletivamente de agir e imaginar uma vida boa para tod@s no território do Ribatejo será o fim último de quem se quiser juntar ao Carlos, à Filomena, à Xana e à Sandra que são @s que já lançaram a semente do Núcleo Local.
O programa abrange tranquilamente uma panóplia de momentos, em trabalhos de cuidado interior e exterior, de silêncios e de partilhas, de desbravamento de potencialidades para o coletivo enraizado neste território rural. @s participantes estarão focad@s no cuidado-futuro, já que uma equipa de voluntários da ‘Rede Alternativas Ribatejo’ (um coletivo informal amigo) cuidará do presente, encarregando-se de garantir cuidados com a infraestrutura e com a confeção das refeições, com alimentos cuidadosamente escolhidos e com o apoio da Camomila (loja de produtos naturais e biológicos de Santarém). Tudo convergirá para um satisfatório ambiente de entreajuda, sã convivialidade e satisfação de reais necessidades, bem como para um profícuo e consequente diálogo decrescentista por terras ribatejanas…
Se estás próximo e/ou queres saber mais ou juntares-te a nós, é só entrares em contacto: nucleo.santarem@decrescimento.pt
5 junho | durante todo o dia | CCLAV, Linda-a-Velha, Mata do Jamor
O Centro Comunitário de Linda-a-Velha (CCLAV) está a organizar duas atividades, em parceria com “Men Talks” (atividade da manhã) e com o Movimento Claro Oeiras (atividade da tarde):
11h00: Tertúlia sobre “Decrescer o patriarcado como forma de transformação social para valores decrescentistas”, a decorrer nas instalações do CCLAV.
16h00: “Cuidar da Casa Comum” - atividade de Plogging em circuito misto (urbano e florestal), em Linda-a-Velha e na Mata do Jamor. Ponto de encontro: CCLAV.
Pelo meio, está previsto um almoço partilhado, também nas instalações do CCLAV.
Para mais esclarecimentos e inscrições contactem geral@cclav.org
